Skip to content

BLOG

AMPE BLUMENAU PARTICIPA DO XX ENCONTRO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Nesta quinta-feira do dia 26/05 a AMPE Blumenau e representantes de núcleos setoriais foi a Curitiba para o XX ENAMPE (Encontro Nacional das Micro e Pequenas Empresas).

O evento se estende durante dois dias, e no primeiro, painéis diversos sobre áreas do empreendedorismo que permeiam um escopo desde economia, acesso a crédito, sustentabilidade e cenários futuros foram movimentados.

O encontro conta com dezenas de palestrantes de áreas diferentes e agentes de associações e entidades empresariais de todo o território nacional.

Pautas do cenário pós pandêmico e o termo “o novo normal” foram abordadas de forma sensível com o objetivo de entender as mudanças de comportamento do consumidor, mudanças nos modelos de negócio, flexibilização da jornada de trabalho e o papel dos empreendedores frente a este cenário.

Dentre pautas importantes para o associativismo, um assunto importante foi levantado: O que é o associativismo?

O que acontece é que muitos empreendedores, ao cogitar uma associação, se pergunta: O que eu ganho com isso?

Talvez o eu sozinho na frase, não seja o espírito associativista. O associativismo está na construção de um conjunto, do coletivo e as doações que fazemos em prol de uma comunidade. O que vamos ganhar com isso é resultado por consequência daquilo que acreditamos. Associativismo é pertencer e colaborar para o crescimento de todos.

Pensando nisso, qual é então o papel de uma associação?

Como entidade, as associações têm como objetivo principal representar os associados nos âmbitos burocráticos e sociais, a fim de fomentar o ecossistema.

Nos atributos sociais, as associações deveriam ter a capacidade de movimentar toda uma cultura e abrir espaço para que as necessidades dos associados seja suprida dentro das condições que a entidade pode chegar.

O grande desafio aqui, é perpetuar o sentimento de colaboração e associativismo para que os agentes possam propagar a mensagem de um mundo mais humano e empático.

No âmbito empresarial, podemos notar a importância da colaboração e de pertencimento dentro das empresas para que haja resultados, inclusive, no ganho de produtividade, parcerias estratégicas e o uso de uma rede de apoio.

Sr Pedro Gilmar Fank, presidente da Ampe Blumenau abriu sua fala ao painel “Políticas públicas” em conjunto com representantes de outros estados e entidades. Trouxe então, as políticas públicas já em exercício na cidade de Blumenau afim de inspirar outros municípios a adotarem políticas públicas importantes no desempenho e auxílio das micro e pequenas empresas.

Por fim, os aprendizados de hoje são entender as necessidades de cada um, visando políticas públicas, cenários em padrão de comportamento pós pandemia e a humanização de processos e o espírito associativista. Para que juntas, as entidades possam cada vez mais auxiliar no desempenho dos seus empreendedores a observar de maneira mais ampla os seus negócios. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário:

Mais posts