Em
tempo de crise os caminhos levam a novas idéias, novas soluções para
enfrentá-la.
E
é aí que entra em ação uma luz no final do túnel. Uma palavra chamada START-UP
pode levar a uma solução, a um projeto inovador … e vencedor !.
Para
muitos significa apenas mais um termo inglês, difícil de traduzir, mesmo porque
a palavra é relativamente nova, não existe nos dicionários mais antigos.
Mas
Start-up tem muito a ver com inovação e pequena empresa.
Afinal,
o que é uma start-up ?
Para
especialistas, tudo começou na época conhecida como “bolha da internet”, entre
1996 e 2001, significando um grupo de pessoas trabalhando com uma idéia
diferente que, aparentemente, pode fazer muito dinheiro. Em resumo, uma start-up
é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer
rapidamente e – o mais importante – gerar lucros cada vez maiores.
Uma
definição mais atual, segundo a revista Exame, vai mais além e enuncia que
start-up “ é um grupo de pessoas a procura de um modelo de negócios repetível e
escalável, trabalhando em casos de extrema incerteza”, o que pode causar receio
para quem quer
inovar
nessa área. Um cenário de incerteza significa que não há como afirmar se aquela
idéia e projeto de empresa irão realmente dar certo, ou ao menos se provarem
sustentáveis.
O
modelo de negócios é como a start-up gera valor, como transforma seu trabalho
? O Google cobra por clique nos anúncios mostrados nos resultados de busca.
Outro exemplo: o modelo de franquias, no qual se paga royalties por uma marca
para ter acesso a uma receita que já deu sucesso ao franqueador, garantindo as
chances de gerar lucro.
O
SUCESSO DAS START-UPS
A
busca pela inovação, principalmente na internet, colocou as start-ups no topo
de investimentos, principalmente para quem começa pequeno e rapidamente
acaba ficando grande.
Hoje
em dia já existe até um glossário, o “Startupês”, com os termos mais usados
pelos empresários da área.
Um
desses termos mais conhecidos é o “crowfunding”, um financiamento coletivo, em
geral feito pela internet, por pessoas físicas interessadas em apoiar uma
idéia. O empreendedor apresenta seu projeto, estabelece o valor que precisa para torná-lo um negócio, e
estipula uma data para alcançar a meta.
Nesse
pequeno dicionário encontramos palavras como “Elevator Pitch”: apresentação do
modelo de um negócio em apenas 30 segundos, o tempo aproximado que você passa
em um elevador, daí seu nome, para potenciais investidores. O objetivo é
sintetizar ao máximo as vantagens do empreendimento. É tática comum em eventos
de startups.
Tem
também o “Investidor-Anjo”, uma pessoa com capital disponível e interesse em
aplicar em novas companhias em troca de percentual da empresa que vai receber o
seu apoio financeiro.
“Venture
Capital (VC)” é o termo usado para descrever os investidores de risco, aqueles
que apóiam start-ups já estabelecidas no mercado e que desejam expandir suas
operações.
MODELOS
DE START-UPS
Recentemente
o jornal “A Folha de São Paulo” publicou no seu caderno “mpme – Guia Especial
da Micro, Pequena e Média Empresa/Start-up”, interessantes matérias, destacando
alguns modelos de start-ups que vêm dando certo.
O
jornal destaca que start-ups criadas longe dos grandes centros estão indo muito
bem. A especialista Adriana Fonseca conta que em Valinhos, na região
metropolitana de Campinas(SP), a “Já Tá
Chegando”,
fundada em 2015, permite ao consumidor final
monitorar
entregas, seja de serviços, como um técnico de TV, seja de produtos. A empresa
tem clientes em Recife, Fortaleza e São Paulo. No caso de entregas de uma
farmácia de manipulação que usa o aplicativo da star-up, assim que o entregador
sai com sua moto ou bicicleta, o cliente recebe uma mensagem informando o tempo
estimado da chegada do medicamento no seu endereço.
Já em Lavras, Minas Gerais, a “Leva Eu”
também se expande mesmo longe de um grande centro. A star-up facilita a gestão
de ônibus fretados para viagens pontuais ou recorrentes.. Foi feita validação
com a Universidade de Lavras e região, mas
a empresa sabe que este mercado está além, em cidades maiores. E vai
atrás.
RESULTADOS
Existe uma possibilidade de se obter
financiamento para implantar novas idéias através do CNPQ, agência oficial de
fomento à pesquisa.
A Ampe Blumenau, primeira entidade brasileira
a congregar empreendedores de micro e pequenas empresas em uma associação,
vislumbra na INOVAÇÃO um novo e luminoso caminho para quem tem vontade de empreender
e vencer.
Não resta a menor dúvida que em nossa cidade,
no Vale do Itajaí,
Santa Catarina
deram certo, até mesmo antes que o termo fosse criado e sacramentado.
Criatividade e vontade de vencer é o que não nos faltam.
Inovação pode ser a solução!