A Semana do Movimento em Respeito ao Contribuinte este ano aconteceu de 19 a 26 de Maio. O movimento defende que o Brasil tenha uma economia forte, bons empregos e uma carga tributária justa, com uma prestação de serviços públicos de qualidade para todos os cidadãos.
CORTE DO BOLO TRIBUTÁRIO SIMBOLIZA PROTESTO CONTRA O EXCESSO DE IMPOSTOS
Pela quarta vez consecutiva a Ampe Blumenau participou do movimento realizado pelas entidades empresarias e sindicais de Blumenau, cujo principal objetivo é conscientizar as autoridades e nossos homens públicos sobre a necessidade de se frear a alta carga tributária imposta aos brasileiros.
Anualmente, em Blumenau, é cortado um gigantesco “bolo tributário” e suas fatias, representando mais de 100 impostos, são distribuídas de graça à população.
Só assim os blumenauenses podem degustar o que lhes é enfiado goela abaixo no dia a dia: impostos e mais impostos.
“Cortando o Bolo Tributário” aconteceu no dia 26 de maio, às 11,30 horas, desta vez no Salão Porta Aberta, nos fundos da Catedral de São Paulo Apóstolo, e não nas escadarias da igreja, como já é tradicional. A ameaça de fortes chuvas provocou a mudança, embora na hora aprazada o sol tenha dado o ar de sua presença.
Antes da distribuição das fatias foi realizado um descontraído cerimonial, quando representantes das entidades empresariais usaram a palavra, transmitindo suas mensagens.
“A Ampe Blumenau foi representada no ato pelo seu diretor Demócrates Schmidt, a quem coube também fatiar as primeiras porções do “Bolo Tributário”.
Em sua fala, Demócrates enfatizou que “os diversos impostos a que somos submetidos, não trazem o retorno esperado do poder público para a sociedade. Se somarmos os gastos que temos com educação, saúde e segurança aos 42% de nosso ano de trabalho para pagar impostos, facilmente chegamos a 60% de carga tributária em nossos ombros.”
Também lembrou que “nosso desejo é que este evento sirva para motivar a classe política a fazer sua parte, para que nos próximos anos tenhamos que trabalhar cada vez menos dias para arcar com a carga tributária, e não cada vez mais dias por ano, com vem acontecendo desde a criação do Impostômetro.”
CARGA TRIBUTÁRIA QUE OS BRASILEIROS CARREGAM
O Brasil possui a segunda maior carga tributária do mundo. Para pagá-la, o brasileiro trabalha 150 dias por ano.
Este ano, integrando a “Semana do Movimento em Respeito ao Contribuinte” a comissão organizadora do evento em Blumenau adotou o tema “Combate a Pirataria”.
O alerta é que a pirataria coloca os consumidores em risco e provoca o desemprego através da competição desleal, levando ao fechamento de muitas empresas. Com isso, cai a arrecadação, aumenta o desemprego e fica ainda mais difícil o atendimento às necessidades mínimas do cidadão por parte do poder público.
Além da AMPE participaram do Bolo Tributário as entidades empresariais ACIB, CDL, INCADE, SESCON Blumenau, Sindilojas, Sinduscon, Sintex e Intersindical Patronal.
Também Sebrae, Sindifisco, e Lions Clube Blumenau deram seu apoio ao evento.