Associações de Micro e Pequenas Empresas Empossam suas Novas Diretorias

No mês de fevereiro foram realizadas solenidades de posse das associações que congregam as micro e pequenas empresas dos municípios de Joinville, Brusque e Jaraguá do Sul. 

Convidada, e visando o estreitamento de relações cada vez mais efetivo, a Ampe tem comparecido a estes eventos, levando o abraço  blumenauense às novas diretorias eleitas e empossadas. 

AJORPEME – Associação de Joinville e Região de  Pequenas, Micro e Médias Empresas

No dia 7 de fevereiro o empresário Fernando Bade foi empossado presidente da Ajorpeme para a gestão 2019. Na mesma ocasião tomou posse a presidente do Instituto Ajorpeme, Neise Aparecida do Nascimento, foram homenageados os presidentes dos Núcleos Setoriais da entidade e premiados os Núcleos que mais se destacaram no exercício anterior. 

Representando a Ampe Blumenau estiveram em Joinville os associados Pedro Fank, vice-presidente; Sérgio Pintarelli, 1º Tesoureiro; Dr. Joel Trombelli, Assessor Jurídico, e Ênio Bagattoli, Gerente Executivo da nossa associação, participando desse momento festivo para os empresários joinvilenses.  

AMPE de Brusque 

Na mesma data em que ocorreu a posse da Apevi, também foi realizada a posse dos novos diretores da Ampe de Brusque: 21 de fevereiro. O empresário Ademir José Jorge, reeleito, foi empossado para o biênio 2019/2020. O associado Ralf Sebold, membro do Conselho Fiscal da Ampe Blumenau, e o Gerente Executivo Ênio Bagattoli, foram a Brusque levar o abraço e votos de sucesso em nome da nossa entidade.

APEVI – Associação das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedores Individuais e Startups do Vale do Itapocu 

A posse da nova Diretoria da APEVI de Jaraguá do Sul ocorreu no dia 21 de fevereiro no Centro Empresarial daquela cidade. Foi empossado presidente o empresário Benyamin Parhan Fard e os associados da Ampe Pedro Fank, vice-presidente, e Jacir Luiz Lenzi, Diretor de Relações com o Mercado, representaram nossa entidade no evento. 

Conselho Nacional de Justiça cria grupo para atuar em processos de recuperação judicial e falências

O Conselho Nacional de Justiça publicou em dezembro do ano passado portaria criando um grupo de trabalho para contribuir com a modernização e a atuação do Poder Judiciário nos processos de recuperação judicial e falência. 

Os encontros  serão realizados em Brasília e terão a duração de um ano. Pela portaria, o grupo deverá propor audiências públicas, consultas e palestras com especialistas e órgãos públicos para colher informações. 

Além disso deverá apresentar propostas de recomendações, provimentos, instruções, orientações e outros atos normativos que possam nortear a atuação do Poder Judiciário nessas questões. O documento foi assinado pelo Ministro Dias Toffoli. 

O Grupo é formado por membros do próprio CNJ, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo e Advogados. 

A previsão é que, quanto mais segurança e visibilidade nas decisões em casos de crise empresarial, maior o fluxo de investimento nacional e internacional. 
 

Fórum Nacional das Microempresas  e Empresas de Pequeno Porte 

 

O Comitê Temático de Racionalização Legal e Burocrática do Fórum Nacional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, sediado em Brasília, realizou no dia 26 de fevereiro reunião do Grupo de Trabalho constituído para analisar o “novo marco legal de recuperação judicial das MPEs”, com o objetivo de debater sobre as críticas, sugestões e comentários apresentados ao documento final compartilhado em dezembro de 2018. 

A Conampe – Confederação Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte participa do Fórum Nacional e tem em Carlos Alberto Pintarelli, da Ampe Blumenau, um de seus representantes. 

No dia seguinte, 27 de fevereiro, Pintarelli também esteve presente à 1ª Reunião Ordinária dos Comitês Temáticos do Fórum Nacional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que é coordenado  pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo e Artesanato, órgão vinculado ao Ministério da Economia. A reunião dos Comitês Temáticos foi realizada de forma conjunta tendo em vista que vários assuntos discutidos  possuíam objetivos transversais. 
 

Da pauta constou o seguinte: 

 

  • Nova estrutura do Ministério da Economia (Subsecretaria de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo e Artesanato); 
  • Indicação dos projetos prioritários da Subsecretaria, com informações sobre o andamento dos projetos; 
  • Nova estrutura do Fórum (Presidente/ Secretário Técnico/Comitês Temáticos); 
  • Indicação dos Coordenadores Públicos e Privados do Fórum; 
  • Forma de condução dos trabalhos em 2019; 
  • Apresentação do Relatório Anual de Atividades/2018. 

 

A propósito, Carlos Pintarelli, ex-presidente da Ampe Blumenau e da Fampesc, destaca que”finalmente vemos evoluções que podem nos levar (as MPEs) a espaços importantes no cenário nacional. Dentre todas as conquistas, que ainda são muito poucas, recentemente e por força judicial, emplacamos duas cadeiras no Conselho do Sebrae Nacional.” A respeito das dificuldades por que passam as empresas, Pintarelli entende que uma reforma tributária para as grandes empresas poderia adotar um sistema nos moldes do Simples das micro e pequenas empresas, para que acabem benesses, isenções, compensações, etc., e para que também as grandes empresas tenham uma legislação simplificada, gerida por normas e tabelas inerentes ao Simples Nacional. E lembra que, de 1988 até os dias atuais, foram criadas no âmbito nacional  aproximadamente trezentas mil leis e normas tributárias para servir ao interesse de apenas 2% do universo empresarial brasileiro.   

BLUMENAU, CIDADE EMPREENDEDORA

BLUMENAU, CIDADE  EMPREENDEDORA 

Sr. Elson Schutz Presidente Reeleito da Ampe Blumenau

 

Há muito tempo, lá na metade do século 19, um decidido e teimoso europeu já vivenciava momentos de puro empreendedorismo. Não resta a menor dúvida de que a aventura que caracterizou as ações de Hermann Blumenau, deixando para trás sua terra natal, a Alemanha, embarcando para o Brasil e assentando a fundação de uma colônia em plena selva sul americana, foi antes de tudo um ato de coragem, mas também de empreendedorismo. E desde aquele distante 2 de setembro de 1850, sua arrojada iniciativa passou a ser a marca registrada de Blumenau e da sua gente, através dos tempos. Indústrias de grande porte surgiram na antiga Colônia, hoje a metrópole Blumenau. Mas principalmente os pequenos negócios marcaram o dia a dia dos blumenauenses nestes 169 anos de existência. O pioneirismo do Dr. Blumenau foi replicado pelas gerações que se seguiram. Vale registrar que no dia 29 de março de 1984 poucos, mas decididos empresários de pequenas empresas, deram um importante passo ao fundarem a Acimpevi – Associação Comercial e industrial   das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itajaí, a primeira entidade brasileira dedicada exclusivamente ao apoio e integração desse segmento empresarial. A Acimpevi depois mudou o nome. Hoje chama-se Ampe Blumenau, o que muito nos orgulha. Uma iniciativa tão marcante que os vereadores de Blumenau e os deputados estaduais de Santa Catarina, através de legislações específicas, instituíram o dia 29 de março, data da fundação da Acimpevi/Ampe, como o Dia Municipal e o Dia Estadual da micro e pequena empresa. Por isso, a cada 29 de março festejamos a data, que este ano terá características ainda mais fortes em Blumenau. Além da Semana de Atividades, que anualmente acontece na última semana de março, com palestras, capacitação, cases de sucesso, direcionados aos associados, este ano também teremos a realização, em nosso município, do 51º Enconampe – Congresso Catarinense das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais, promovido pela Fampesc, Federação que congrega todas as Ampes catarinenses, e também entidades que não levam essa marca mas que igualmente se dedicam ao apoio das microempresas e empresas de pequeno porte. Em outro espaço deste informativo estamos divulgando o programa da Semana de Atividades Ampe 35 anos, que acontecerá de 25 a 29 de março, e também o programa do 51º Enconampe, que será sediado em Blumenau nos dias 29 e 30 de março. Conclamamos a todos os nossos associados, bem como aos empresários do nosso segmento em geral, a que participem das programações, pois elas foram elaboradas para transmitir conteúdos importantes e trazer novos conhecimentos para os empresários de Blumenau e de Santa Catarina.